É um prazer tê-lo como visitante. Espero que você goste dos assuntos abordados e que de alguma forma lhe seja útil.


IC de Campinas pericia até 15 armas falsas usadas em crimes por mês

Segundo delegado, as réplicas normalmente são utilizadas por menores. Perícia é feita para constatar se a arma pode ser confundida com uma real.
O Instituto de Criminalística (IC) de Campinas (SP), que atende cinco cidades, pericia entre 10 e 15 armas falsas utilizadas em crimes por mês. Nesta segunda-feira (2), foram registrados dois casos na região de ações cometidas com réplica de pistolas, em Campinas e Indaiatuba .
Segundo diretor de perícias do IC, Nelson Patrocínio, o trabalho realizado no instituto pode ajudar um juiz na hora da decisão sobre crimes cometidos com as réplicas. “(A perícia é feita) para constatar realmente que essa arma, com as características dela, ela pode ser confundida em situações de stress pela vítima como se fosse uma arma de fogo verdadeira”, explicou.

Usadas por menores
De acordo com o delegado Roney de Carvalho, as réplicas são usualmente usadas em crimes cometidos por menores. “Mesmo assim há muitos casos em que os maiores utilizam essas armas. Até porque ela é fácil de ser comprada”, disse.
“A orientação é sempre não reagir, a pessoa deve entregar as coisas e depois deixar que a polícia faça o seu
trabalho”, comentou o delegado. No IC, as armas são medidas, pesadas e tem outras características verificadas pelo grupo de peritos.
 
Projeto
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados prevê que a pena aplicada para roubos com uso de arma de brinquedo seja a mesma das ações feitas com as verdadeiras, que pode chegar a 15 anos de prisão. Mas a proposta ainda é analisada em comissões.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/09/ic-de-campinas-pericia-ate-15-armas-falsas-usadas-em-crimes-por-mes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário