É um prazer tê-lo como visitante. Espero que você goste dos assuntos abordados e que de alguma forma lhe seja útil.


Segurança Pública X Segurança Privada



Durante minhas aulas no curso de Reciclagem para Vigilantes, muitos colegas de trabalho encontram dificuldades em entender a relação entre a as Seguranças Pública e Privada.

Na verdade, ao longo da instrução percebo que a dificuldade não está nem tanto em entender a relação, mas está em aceitar que ela seja salutar.
Isso se dá pela nítida concorrência no mercado em que profissionais da segurança pública, acabam por ocupar postos que por ora deveriam ser  de profissionais da segurança privada.
A pegunta mais comum é aquela que não falta em nenhuma turma: Mas o policial pode fazer bico? Isso não é crime?
Pois é meus colegas, crime não é. Mas configura uma transgressão à uma determinação meramente administrativa.
O policial que faz o bico, é apenas um infrator, passível de perder o emprego público sendo exonerado da corporação, mas não por isso será um criminoso.
E ai vem a inquietação: Como combater essa situação que tira o emprego de muitos colegas da Segurança Privada?
A solução não é tão simples assim!
É sabido que muitos que estão no Comando e que deveriam ser o caminho para a solução do problema, são em determinadas situações os agenciadores do “bico”.  Isso , quando não se valem de parentes ou amigos, para administrar sua empresa de segurança ou serviços.
Claro que isso não é motivo para ficarmos desacreditados do sistema.
Minha orientação tem sido sempre que se busque denunciar o policial que faz o bico na Corregedoria (Ouvidoria em alguns estados).
Não tenho tido a oportunidade de acompanhar o desfecho de todos os casos, mas pelos muitos que pude ver o fechamento, a denúncia surtiu efeito.
Não quero aqui entrar no mérito de discutir as razões pelo qual o policial faz o “bico”, pois com certeza o tema abre margem para muita discussão. 
Mas com certeza, na minha avaliação, não cabe a principal justificativa de muitos, que é a necesidade de se aumentar a renda familiar...
Se fosse isso, o que seria dos nossos vigilantes? 
O piso salarial de um vigilante patrimonial é de cerca de R$ 910,00... Com certeza o salário inicial de um policial  é maior do que esse..
Tenho convicção de que todos aqueles que passaram em um concurso público, já entrou na corporação sabendo o valor do salário.
O fato é que muitos também já entraram certos de que poderiam aumentar a renda famliar com o “bico”.
Outro fator que também alimenta o mercado do segundo emprego ao policial, é cultural. 
O brasileiro tem por hábito querer levar vantagem em tudo (Lei de Jérson), por isso, basta observar que os maiores empregadores de policiais como vigilantes particulares, são empresários e comerciantes brasileiros. 
A final, não deixa de ser economicamente viável, subcontratar um policial que a contratar um vigilante privado.
Longe de esgotar esse tema, quero apenas evidenciar que a  integração entre as Segurança Pública e Privada é extremamente salutar, desde que o assunto de interesse seja apenas a segurança e não os interesses pessoais.

3 comentários:

  1. para mim que trabalho na area de seguraça privada, não tem como comcorre pôs eles estão preparados para enfrentar os bandidos na rua, e nós esperamos pô eles, nos somos limitados a determinada areá, nos vigilante temos que estudar mas, procurar se qualificar cada vez mas, e as escolas de formação junto com a policia federal tem que exigir mas pelo menos ensino medio completo, pos a segurança publica exigi no minimo ensino medio completo, nos somos empregados e eles concursados ai está a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Perdão ai amigo, mas você é péssimo em Direito Penal!!!

    ResponderExcluir
  3. Perdão ai amigo, mas você é péssimo em Direito Penal!!!

    ResponderExcluir